Bom, vou contar á vocês nossa última aventura na cozinha, última não né a atual =).
Na Páscoa resolvi voltar a fazer ovos de de chocolate, então fui á loja e comprar os ingredientes, chocolates, enfeites, embrulhos e afins no total foi uma produção de uns 20 ovos a maioria usei para presentear e alguns foi para a venda. No meio desse processo todo o Fábio, meu namorado começou a questionar sobre como se fazer o próprio chocolate, como se processava e coisas do tipo.
Então foi assim que surgiu a idéia de fazer o próprio chocolate, começamos a pesquisar na internet em todos os sites que achávamos no google, vídeos no YouTube e todas as fontes que podiamos, como as etapas de fabricação do chocolate artesanal mas a pesquisa é sempre muito vaga, não há um site ou blog brasileiro que conte ao certo passo a passo do processo, como que é feito quais equipamentos são necessários, onde comprar cacau, ou a semente em si, então tentamos descobrir onde encontrar destribuidor de cacau, ou semente de cacau na região de São Paulo mas tivemos uma grande dificuldade de obter informações então nosso pensamento foi de ir ao Mercado Municipal de São Paulo, a Zona Cerealista e até mesmo o Ceagesp. Como trabalhamos a semana inteira o único dia que tinhamos para isso era um sábado e como moro no interior acabei me atrasando e chegando um pouco mais tarde em Sampa o que dificultou nossa ida ao Ceagesp que fecha ao meio diaentão só nos restou a zona cerealista e o mercadão, então chegando a esse destino nossa aventura estava quase fracassando, ao chegar a zona cerealista todas as klojas estavam fechadas, eles haviam fechado 5 minutos antes de chegarmos então o que nos restou foi o Mercado chegando lá fomos a barraca do Juca e perguntamos se por acaso eles teriam o cacau em fruta e a resposta foi sim, então resolvemos pesquisar um pouco mais para ver qual seria o melhor lugar para se coprar, mas cuidado percebemos que o preço dele é bem variável ebtão voltamos a barraca do Juca e compramos 3 lindos cacaus, voltamos para casa e agora????? pesquisamos um pouco mais e mais agora em sites entrangeiros e conseguimos mais informações descobrimos que o processo inicial da fabricação é:
1 - Fermentação
2 - Secagem
3 - Torra
4 - Descascamento
5- Moagem
6 - Separação dos derivados de chocolate
Para a fermentação e a secagem cada processo demora 1 semana é bem demorado e espero que valha a pena.
Nossos 3 cacaus não tiveram um grande volume de sementes mas vale a pena para ter idéia do trabalho que é, já estamos na segunda semana, ele já fermentou 1 e está terminando de secar mas agora vêem a parte que estamos tendo mais dificuldades, mais ainda de quando estávamos atrás de informações. Para a moagem descobrimos que é necessario o uso de maquinario, mas como estamos apenas começando não possuimos um capital para adquirir uma máquina então estamos pesquisando e procurando alternativas para que nossa criação seja efetiva.
Se alguem souber de alguma máquina de moagem usada, á venda ou para empréstimo estamos interessados =).
Para qualquer dúvida ou sugestão na fabricação de seu chocolate estamos a disposição
Sério que você tem uma cozinha e não consegue uma máquina de moagem??
ResponderExcluirR.: LIQUIDIFICADOR.
O Liquidificador não consegue moer a semente até virar pó, no máximo deixa em graos menores, o processador de alimentos tem um motor bem mais forte do que o de um liquidificador por isso o usamos e mesmo assim depois de um tempo girando ele se aquece e a gordura começa a derreter virando uma pasta bem mole dificultando a moagem.
ResponderExcluirSimples!! Moinho de café!! Esses artesanais mesmo!!
ResponderExcluirisso mesmo o moinho de cafe, tem opção para deixar o po bem fino, sempre quis fazer meu proprio chocolate! parabens pra vcs...
ResponderExcluirObrigada pela dica, pensamos no moinho de café, mas não conhecemos ngm que tenha e para comprar fica meio carinho agora, mas quem sabe alguem tenha e me empreste ficarei feliz =)
ResponderExcluir